top of page

Conheça A Assistente Virtual Alesinha

20 de fev. de 2022

Equipe Intelliway

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) é pioneira no setor público brasileiro a implementar um serviço de atendimento via assistente virtual.

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) é pioneira no setor público brasileiro a implementar um serviço de atendimento via assistente virtual. Com o desenvolvimento da Intelliway, a assembleia passou a utilizar o chatbot com inteligência artificial para facilitar a comunicação entre empresas e consumidores . Confira as características desse case que foi destaque na Forbes.

  • Objetivo: Atendimento aos servidores da Ales e cidadãos do estado do Espirito Santo.


  • Desafios: Sanar duvidas relacionadas a assembleia legislativa do ES, auxiliar no processo de emissão de identidade, ordens, atas, transparências, projetos de leis, entre outros.


  • Canais: Internet


  • Benefícios: Maior aproximação da casa com o cidadão capixaba e servidores.

RESULTADOS E a aposta na ferramenta já mostra sucesso nos resultados. A Alesinha, como foi batizada a assistente virtual, chegou a uma média de 3 mil atendimentos por mês, com aprovação de 97% e uma capacidade muito rápida de entrega de informações. Implementada em 2020, a ideia inicial era atender os funcionários da Casa, mas expandiu sua atuação para a população. O objetivo é democratizar o acesso à informação com transparência e agilidade, reduzindo a burocracia e o tempo de espera na consulta de dados públicos. Com interações desenvolvidas a partir de informações retiradas de 10 bancos de dados relacionados às atividades do poder Legislativo do Espírito Santo, a Alesinha responde a perguntas sobre gastos dos deputados estaduais, legislações aprovadas e em tramitação, pautas do dia, funcionários da Ales, licitações, projetos de lei e link para ouvidoria e reclamações. O robô também faz agendamento de serviços presenciais, como emissão de RG. A ferramenta foi desenvolvida pelo setor de Tecnologia da Informação da Ales em parceria com a empresa de segurança da informação e inteligência artificial Intelliway e pode ser acessada a partir do site da Assembleia Legislativa do Espírito Santo ou do Telegram. Nos próximos 12 meses, a população capixaba poderá interagir com a Alesinha também via WhatsApp e o serviço ganhará novas ferramentas, como um recurso para que as pessoas tirem dúvidas sobre temas abordados nas discussões da plenária da Ales. Segundo explicou o diretor de TI da Ales, Dorimar Mandatto, em entrevista à Forbes, os áudios das discussões serão transcritos e armazenados no sistema que abastece a inteligência artificial.


“Nossa proposta é que a Alesinha faça uma busca completa nas bases de dados da assembleia, uma leitura imediata e disponibilize qualquer informação que a população deseja saber.” Dorimar Mandatto. Diretor de TI da ALES

bottom of page